terça-feira, 11 de setembro de 2012

Por que nascem plantas nos fios da rede elétrica?



Durante os fins de semana, Bio adora passear na casa da vovó, que fica em uma cidade do interior. Depois de saborear deliciosos bolos e doces que a avó preparou para ele, o garoto resolveu brincar na rua com seus primos. Observando os fios da rede elétrica, Bio descobriu algo, no mínimo, curioso.
“O que são esses matinhos pendurados nos fios?”, pensou o menino.
Bio foi perguntar aos seus pais como aquelas plantinhas podiam nascer em um lugar tão inusitado, mas eles não souberam explicar como isso era possível. Na segunda-feira, o garoto resolveu levar sua dúvida à professora de Biologia. Veja o que ela respondeu:
“Bio, existem plantas que não dependem de terra para sobreviver. Elas são chamadas de epífitas e entre as espécies mais comuns podemos citar as bromélias e as orquídeas. As epífitas fixam suas raízes em outras plantas, que servem como suporte, e possuem mecanismos para absorver nutrientes e água sem precisar do solo.
Essa capacidade de sobreviver longe da terra permite que as epífitas apareçam em lugares diversos, como a copa ou o tronco das árvores, a superfície de rochas e até mesmo frestas de fios de alumínio da rede de energia elétrica. No caso desses fios, é comum vermos plantas com folhas de coloração acinzentada, que são bromélias do gênero Tillandsia. Elas possuem tricomas, ou seja, um tipo de pelo modificado, na superfície das folhas, que ajudam a retirar do ar e da poeira a água e os nutrientes de que essas plantas precisam para sobreviver. Os tricomas também reduzem os efeitos da radiação solar, evitando assim que a planta perca água.



Tricomas (pelos modificados) na superfície das folhas de Tillandsia

Em ambientes mais secos, as espécies de Tillandsia possuem um mecanismo diferente para fazer a fotossíntese. Elas abrem os estômatos, que são um tipo de poro, para absorver o dióxido de carbono somente durante a noite, o que diminui a perda de água.
As sementes das Tillandsia são leves e também possuem tricomas, que neste caso ajudam-nas a voar longas distâncias e chegar até os fios da rede elétrica. Embora possam germinar e se estabelecer nos fios, estudos demonstraram que há alta taxa de mortalidade e baixa taxa de crescimento de novas plantas nesses ambientes, principalmente pela falta de água, já que os fios não acumulam água da chuva, e porque as plantas ficam muito expostas à ação dos ventos e do sol.”
Bio ficou muito feliz em entender como essas plantinhas conseguem sobreviver em um ambiente tão diferente.

Fonte: Profª Ingrid Koch (Departamento de Biologia - UFSCar Sorocaba)

http://www.cienciaweb.com.br/tv/






Nenhum comentário: