terça-feira, 11 de setembro de 2012

Como se formou a camada entre e pós-sal?

Como se formou a camada entre e pós-sal?

Muitos geólogos acreditam que no caso do Brasil formou-se primeiramente a camada de pré-sal.
Devido à fissura no dorsal do atlântico cada vez mais material que sobe das camadas abaixo da crosta vai sendo depositado no fundo até que o acúmulo deste material fica tão pesado que este cede e se forma um novo chão que recebe nova camada de sal (por isso tem pré-sal e pós-sal). Ainda segundo estes geólogos este processo é contínuo, podendo existir outras camadas de sal mais fundas ainda.
Eventualmente a camada de sal pode apresentar falhas, que poderiam permitir que parte do petróleo pré-sal fluísse para cima (isto faz sentido uma vez que o petróleo de pré-sal é de melhor qualidade que o de pós-sal porque tem menos contaminantes).


Como ocorre o acumulo de sal no fundo do mar?

Todo oceano tem muito sal no fundo pois quando a água salgada (água + cloreto de sódio) evapora o cloreto vai para o fundo do oceano.

"O emitente desta mensagem é responsável por seu conteúdo e endereçamento. Cabe ao destinatário cuidar quanto ao tratamento adequado. Sem a devida autorização, a divulgação, a reprodução, a distribuição ou qualquer outra ação em desconformidade com as normas internas do Sistema Petrobras são proibidas e passíveis de sanção disciplinar, cível e criminal."

elenirhv@petrobras.com.br

Nenhum comentário: